segunda-feira, 31 de março de 2014





Abrir o coração


Vem da beleza do amor
Ele é doce e ouve
O desenvolver das células
Do amor...
Vem pelos seus desejos
Sempre pelas suas
Mãos...
Ele é desejado e compartilhado
Como uma oração
Sincera...
Descobrindo o poder
Da força da vida
Da sua alegria e
Mocidade...
Viver a paixão e dedicação
Sem pedir nada ao seu bem
Querer...
É encontrar na vida do ser
E caminhar no caminho
Do infinito que é longo
Mas muito tranquilo e
Bonito...
Reunindo todo aquele
Calor de um grande
Amor...

Regina Régia

29/03/2014

sábado, 29 de março de 2014

HINO DE CURITIBA

Hino de CuritibaLetra: Ciro Silva & Melodia: Bento Mossurunga
I
Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá. 
Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná.
Pela ridente paisagem
Pela riqueza que encerra,
Curitiba tem a imagem
Dum paraíso na terra.

ll
Viver n’ela é um privilégio
Que goza quem n’ela está.
Jardim luz, cheio de rosa
Capital do Paraná.
Pérola deste planalto
Toda faceira e bonita.
Na riqueza e na opulência
Vive, resplande, palpita

lll
Subindo pela colina
Altiva sempre será.
Jardim luz cheio de rosa
Coração do Paraná.
Salve! cidade querida
Glória de heróis fundadores.
Curitiba, linda jóia
Feita de luz e de flores.
Página da Designer: Vani(Iva) Castro
Formatada com autorização: Marli Slides
Música: Hino de Curitiba(em anexo)
 
 
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

ENSINO PUBLICO ABANDONADO. PROFESSOR DESVALORIZADO. CIDADÃOS BRASILEIROS QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS DESRESPEITADOS. AS ELEIÇÕES ESTÃO AI. PERGUNTO: EM QUE VOTAR?...



E O OSCAR VAI PARA...

*Carlos Roberto de Souza



No dia 09 de março deste ano, O Fantástico exibiu uma reportagem sobre o abandono estrutural e humano do ensino público. Tal matéria meu causou espécie: como pode o Brasil – que se vangloria membro do B.R.I.C.S [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] – manter escolas sem condições de ensino onde alunos e professores sofrem indignados?

A reportagem mostrou escolas de Alagoas, Pernambuco e Maranhão literalmente sem teto, sem água potável, carteiras quebradas, chão esburacado e sem banheiros (em algumas tanto alunos quanto professores faziam suas necessidades no mato). Os alunos tinham que acordar de madrugada para pegar um “caminhão pau-de-arara” até às escolas. Outros eram obrigados a percorrer uma longa distância a pé em lamaçais. Um quadro patético!

Eu me pergunto onde está o tão difundido projeto “Criança Esperança” da Rede Globo, causador de euforia e lágrimas? Onde os políticos – cujos filhos formados nas melhores universidades – esconderam o que sobrou de sua pífia vergonha? Ah, que saudade dos atos estudantis da década de 1960, quando Jovens saíam às ruas para protestar e enfrentar a truculência da Ditadura... E o que restou da nossa Democracia mundana? Nada a não ser uma “Faixa de Gaza” cujas pedras são insuficientes para atingir o âmago do caos.

O Governo (municipal, estadual e federal) merecia uma indicação ao “Oscar de Efeitos Especiais” devido à violência urbana gratuita, drogas vendidas e consumidas a céu aberto, roubos, sucateamento do ensino público, desvalorização do professor e pelos buracos [plagiados da trilogia “Jurassic Park”] que tomam milagrosamente nossas ruas e avenidas.

O tapete vermelho da infâmia foi estendido; Sobre ele veremos os mais sórdidos políticos, tecnocratas e candidatos ao vestibular da roubalheira caminharem com altivez. O que mais me intriga, porém, é saber que com o passar do tempo, tudo isso será esquecido para ceder (em primeira mão) colunas para os babados, furos jornalísticos e meia página para os jardineiros dedurarem seus chefes.

Portanto, alegrai-vos! Pois novamente seremos lobotomizados com o que não enxergamos além dos nossos narizes.



---------------------------------------------------------------------------

*Poeta, editor e membro da Academia Machadense de Letras.




terça-feira, 18 de março de 2014

ESSA É UMA SUPERAÇÃO QUE MERECE APLAUSO, PORQUE EU SEMPRE DIGO A DEFICIENCIA NÃO ESTA NO CORPO, MAS SIM NA MENTE DAS PESSOAS QUE TEM PRECONCEITO

Nova publicação em TURISMO ADAPTADO

Jovens com deficiência intelectual usam frevo para superar barreiras

by Ricardo Shimosakai
Alunos com deficiência intelectual mostram desenvoltura no passo e progressos na sociabilizaçãoAlunos com deficiência intelectual mostram desenvoltura no passo e progressos na sociabilização
Jovens com deficiências intelectuais encontram nas oficinas de férias da Escola de Frevo do Recife uma maneira de se incluir na sociedade. O exercício produz benefícios para a saúde física e mental, conforme indicam especialistas e familiares. Além do mais, eles podem dançar o ritmo mais popular do Carnaval pernambucano como qualquer outro folião. O sorriso no rosto chama muito mais a atenção que qualquer descompasso.
Maria Anita da Silva é mãe de Janaína Silva, 21 anos, uma das alunas mais desenvoltas. A jovem tem síndrome de Down, uma deficiência intelectual causada por uma alteração genética. “Quando ela nasceu, senti um preconceito com o pessoal do meu trabalho, o povo dizia que ela não ira durar muito”, contou Anita.
Janaína “freva” em cima das previsões negativas. Criada desde cedo no meio de outras crianças, ela se mostra independente e bastante sociável. “Ela adora dançar e quando soube da escola [de frevo], eu fiz a matrícula. Ela já está aqui há cinco anos”, contou a mãe.
Também com síndrome de Down, Ítalo Vinícius, 14 anos, extrapola as oficinas de férias e frequenta as aulas ao longo do ano. Já está na Escola de Frevo há dois e mostra que aprendeu vários passos, inclusive os que incluem agachamentos e uso da sombrinha para o equilíbrio do passista. “Com a dança ele ganhou mais coordenação motora, melhorou a linguagem, ficou mais social, perdeu mais a vergonha”, comentou a mãe do rapaz, Sheila Rodrigues.
A dona de casa Maria Cremilda da Medeiros sempre leva a filha Priscila Souza, 23 anos, às aulas. A aluna, que tem síndrome de Down, é vaidosa, quis se maquiar para as fotos do G1 e demonstrou postura de bailarina profissional, soltando até beijinhos para a plateia que a assistia.
Cremilda também acompanha os irmãos Tibo Rafael, 20, e Osvaldo Batista, 23, que moram próximos à casa dela. Ambos têm deficiências intelectuais, que ela não soube especificar. “Eles começaram a frequentar [a escola] há pouco tempo e já percebo que estão menos deprimidos. Antes, só iam para a escola”, relatou.
O aluno Josano Araújo, 24 anos, é o que alcança maiores alturas nos saltos do frevo. As pernas longas e o corpo sequinho ajudam. Além do mais, esse jovem, que tem o que os médicos chamam de "retardo mental indeterminado", é um folião nato. Aprendeu as malícias do frevo na rua, seguindo blocos que desfilam no bairro de Rio Doce, em Olinda, onde mora. “Ele ama dançar, ama Carnaval, não pode ouvir uma lata batendo que já está dançando, todo feliz”, apontou a mãe Maria das Graças de Araújo.
O professor Werison Fidelis orgulha-se de cada progresso dos alunos. “Antes, a aula era mais lúdica, marcava o lugar de cada um no chão, usava fitas para mostrar cada caminho, até nariz de palhaço coloquei. Hoje, a aula é como de uma turma regular. O mais difícil é fazê-los assimilar as lições, por isso observo e depois interfiro. Ao mesmo tempo, parece que eles gostam mais do frevo. Muito alunos chegam aqui para aprender por sonho dos pais. Eles não, vêm porque querem mesmo”, disse.
A médica geneticista Paula Arruda explica os benefícios da dança. "Para qualquer criança, especial ou não, tem a questão da socialização, pois é um grupo interagindo entre pares. A criança dançando, se vendo no espelho, cria independência, autopercepção, tem uma sensação de liberdade, mais autoestima e segurança, porque nas apresentações são aplaudidos. Além do mais, elas gostam das cores do frevo, das acrobacias, dos símbolos, ainda cria um sentimento de pernambucanidade", afirmou.
A médica faz um alerta para os que têm síndrome de Down. "O Down é musical, nasceu para bailar. É preciso ter cuidado apenas com o quadril e os joelhos, porque eles são ‘frouxinhos', têm flacidez, uma frouxidão interligamentar. Antes de dançar, é necessário um parecer da ortopedia infantil", informou.
As pessoas com síndromes, autismo, transtornos e outras deficiências intelectuais são incluídos em turmas regulares. Os cursos e oficinas são gratuitos. A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges fica no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355.3102.
Fonte: Vida Mais Livre

sexta-feira, 7 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER/08/03/2014







Mulher... Mulher!




Mulher o que você quer?
Eu quero ser amada
Ser reconhecida pelo valor
Pois ocupo um lugar muito
Importante na sociedade
Sou a rainha de minha casa
Amo a beleza da vida
Que me é tão querida

Mulher o que você quer?
Quero um amor que me
Faça feliz, me abrace
Que me beija com ardor
Que me carrega no colo
E leva-me para a cama
E entrelaça-me em seus
Braços e faça amor
Sim... Sim... Sim...
Homem da minha vida
E faça sentir-me a mulher
Mais feliz deste mundo...


REGINA RÉGIA

O SEBRAE DAS CIDADES DE NOVO HORIZONTE, SÃO JOSE DO RIO PRETO E CATANDUVA-SP NÃO TEM ESSE MESMO ATENDIMENTO COM OS DEFICIENTE, POR FALA DE ACESSIBILIDADE- ISSO É UM GRANDE DESRESPEITO

Cartilha estimula atendimento igualitário no comércio em Alagoas

by Ricardo Shimosakai
Publicação do Sebrae em Alagoas traz orientações sobre como tratar clientes com necessidades especiaisPublicação do Sebrae em Alagoas traz orientações sobre como tratar clientes com necessidades especiais
Maceió -  O Sebrae em Alagoas, junto a entidades empresariais do comércio, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio) e Aliança Comercial, e ao Ministério Público (MP), articulou a elaboração de uma cartilha a fim de orientar e capacitar lojistas, comerciantes e vendedores para oferecer atendimento adequado a pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.
O Promotor do Ministério Público de Alagoas Flávio Gomes de Barros comemora a iniciativa. “O Sebrae está desempenhando um papel de cidadania em prol da população alagoana. O MP irá orientar e sensibilizar os lojistas quanto ao cumprimento da lei”, declara. A previsão é de que o manual seja entregue aos comerciantes até o final de fevereiro. No final de janeiro, foi realizada uma palestra com as representações dos comerciantes e lojistas a fim de explicar a necessidade e a importância dessa publicação.
Denominada Cartilha Todo Cliente É Especial, a publicação vai funcionar como um manual de relacionamento com o grupo de clientes especiais, oferecendo informações e dicas sobre como abordar pessoas com limitações físicas, motoras, visuais, auditivas ou cognitivas. O objetivo da publicação é criar um espaço favorável para que esses clientes sintam-se à vontade nesse tipo de ambiente.
Como continuidade a essa ação, o MP também solicitou às instituições representantes dos lojistas a adequação do espaço físico dessas lojas, de acordo com o que diz a Lei da Acessibilidade. Algumas alterações devem ser feitas imediatamente, como a montagem de um provador especial, balcão rebaixado e rampa de acesso móvel, por exemplo.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Alagoas, Biagio Faraco, a cartilha será um excelente instrumento para introduzir de forma igualitária esses clientes no mercado consumidor. “É um guia que facilitará o entendimento dessas questões. O Sebrae está de parabéns pela iniciativa, que servirá como ponto de partida para que os pequenos negócios cumpram com o que diz a lei”, acrescenta Biagio.
“É importante que os comerciantes entendam como tratar seus clientes, sem usar de termos pejorativos ou discriminá-los. A Cartilha Todo Cliente É Especial propõe capacitar os lojistas e, com isso, fazer com que todos os clientes saiam ganhando”, declara a analista de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Luciana Gomes Leite.
Parceiros
A revisão da publicação foi feita por instituições parceiras, como a Associação dos Cegos de Alagoas (ACAL), a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL).
Fonte: Sebrae








VAMOS DAR CONDIÇÕES PARA OS DEFICINTES TER A COMODIDADE DE TURISMO ADAPTADO- INCLUSÃO SOCIAL

Nova publicação em TURISMO ADAPTADO

Centro de Turismo Alemão (DZT) promove Dia do Turismo sem Barreira na ITB Berlim

by Ricardo Shimosakai
Alemanha quer expandir ainda mais o potencial do turismo acessível, já considerado em bom nívelAlemanha quer expandir ainda mais o potencial do turismo acessível, já considerado em bom nível
Durante a ITB Berlim, o Centro de Turismo Alemão (DZT) irá organizar o "Dia do Turismo Sem Barreiras". O objetivo é sensibilizar profissionais do turismo, empreendedores e políticos sobre a importância das viagens para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como falar sobre as oportunidades econômicas que esse segmento pode trazer.
Neste ano, o foco da ação está no desafio trazido pelas mudanças demográficas, assim como no desenvolvimento de produtos turísticos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Palestrantes convidados das organizações turísticas regionais da Alemanha, assim como empreendedores e grupos de trabalho envolvidos com o tema "Viagens Sem Barreiras" irão mostrar cases de sucesso e antecipar as tendências atuais em seus campos de atuação, convidando os interessados a discutirem a temática em toda sua profundidade.
"Juntamente com nossos parceiros, o objetivo é desenvolver e comercializar produtos confiáveis de qualidade comprovada que envolvam a viagem por completo. A missão do DZT, em particular, é comunicar, em nível internacional, essas ofertas e fazer com que as viagens sem barreiras sejam uma marca forte do marketing internacional do DZT", afirmou a presidente do DZT, Petra Hedorfer.
Somente na Europa existem cerca de 50 milhões de pessoas com mobilidade reduzida e quase 90 milhões de pessoas com idade acima de 65 anos.
Fonte: Mercado&Eventos

quinta-feira, 6 de março de 2014

MARAVILHAS DE WILLIAM SHAKESPEARE

William Shakespeare - Biografia e obrasBiografia, principais obras, poemas, teatro elisabetano, Romeu e Julieta, Rei Lear,
Othelo, Hamlet, Macbeth, Sonho de uma noite de verão, frases
Shakespeare
Pintura de Willian Shakespeare: um dos maiores nomes do teatro mundial
Quem foi 
Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Biografia e obras 
Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.
Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.
No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.  Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada  pelos historiadores.
Principais obras :
- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

- Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

- Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
Frases de Shakespeare:

- "Dê a todos seus ouvidos, mas a poucos a sua voz."
- "Antes ter um epitáfio ruim do que a maledicência durante toda a vida."
- "Ser, ou não ser, eis a questão."
- "Sem ser provada, a paciência dura".
- "As mais lindas jóias, sem defeito, com o uso o encanto perdem".
- "Pobre é o amor que pode ser contado".
- "Nada me faz tão feliz quanto possuir um coração que não se esquece de seus amigos".

MARAVILHOSO WILLIAM SHAKESPEARE

"O Menestrel" - DEPOIS DE ALGUM TEMPO

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se,e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão.

Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam quão boas seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,enfrentando as consequencias. Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo.

E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida!!!

Foi Casual...

O nosso encontro
Foi casual...
Mas desse encontro
Brotou um lindo amor
Porque seu olhar
Profundo ultrapassou
Meu ser e o atingiu
Bem lá no
Fundo...
De meu âmago
E de meu ser
Tão delicado
E carente de amor
Eu sei que esse
Encontro...
Foi casual
Mas como esse
Encontro não
Existira
Outro
Igual!

Regina Regia

23/02/2014