Inconfidência Mineira
Dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da Historia do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais em 1789, em pleno ciclo do ouro,na cidade de Ouro Preto. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria os abusos políticos com cobranças de altas taxas de impostos a tal Derrama imposto altíssimo, que era exigência da Coroa. Então a elite brasileira se uniu (intelectuais, fazendeiros, militares e donos das minas). O líder do grupo foi o Alferes Joaquim José da Silva Xavier.
A idéia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema do governo republicano. Criaram uma bandeira, que seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim Libertas Quae Sera Tamem (Liberdade Ainda que Tardia). Porem um dos inconfidentes Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dividas com a coroa.
Todos os inconfidentes foram presos e degredados para a África e os outros uma pena de prisão. Porem Tiradentes o líder do movimento foi condenado à forca em praça publica. Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava a colônia com violência, ganância e falta de respeito.
Regina Mercia Sene Soares: Historiadora, Pós Graduada em Fundamentos e Técnicas Pedagógicas, Mestrado em Educação e Meio Ambiente, Poetisa, Membra Efetiva da Academia de Letras AVSPE-SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário