sexta-feira, 10 de janeiro de 2014




A Velocidade do mundo

            A velocidade do mundo da informática é um belo exemplo da necessidade de aprendizagem permanente. Imagine alguém que pare de estudar os novos programas para o computador durante um ano. Ficara impossibilitado de trabalhar.
Especialista em toca-discos, se não aprenderam a trabalhar com software a de mídia, estão fadados ao desemprego. Taquigrafo também. Já existe um software que transforma a voz em texto já trabalhado no computador.
            Além de se dispor a aprender, é preciso também que a gente aprenda rapidamente. Antigamente, as pessoas aprendiam um oficio e podiam viver o resto da vida fazendo apenas aquilo. Agora o mercado muda rapidamente, e a tecnologia, idem. Em função disso, nosso modelo de aprendizagem também não pode mais ser somente aprender algo profundamente. Nosso paradigma é educacional é ensinar as pessoas a aprenderem algo, bem depressa e o mais profundamente que elas puderem conseguir.
            Se uma pessoa demorou vinte anos para ser um especialista em carburador, com o advento da injeção eletrônica ela simplesmente ficou desempregada. Não dá para gastar mais vinte anos aprendendo injeção eletrônica. É preciso saber isso em um ou dois meses, para que seja possível usar esse conhecimento para sobreviver. Certamente, daqui a algum tempo vão inventar um combustível á base de urânio, e não existirá mais nem injeção eletrônica. Então, o ex- especialista em carburador terá transformado em dinossauro. Hoje temos o biocombustivel, o etanol antes o combustível era só a gasolina extraída do petróleo e seus derivados, o experimento de combustíveis estão crescendo.
            Os eletros domésticos quantos avanços tecnológicos ocorreram nas ultima décadas, do fogão de lenha ao microondas, da geladeira a querosene  temos geladeira computadorizadas, do batedor de  madeira para lavar roupa temos hoje maquina digital,  sem falar  das antigas televisões com válvulas, atualmente  é de  plasma, tenho muito a citar: telefone celular com tecnologia avançadíssimas, fitas de VHF a DVD, discos de vinil a CDs,  das maquinas de escrever arcaicas ao computado, enfim uma infinidades de coisas que correria uma lista enorme que vieram para facilitar a nossa vida moderna.          Quando uma empresa planeja um treinamento, não veja isso como mais um trabalho, encare como um presente. Aproveite cada minuto do treinamento. Porque hoje não falta  trabalho, mas sim pessoas especializadas, por isso acho que deveria ter mais investimento do governo e empresas com cursos profissionalizantes para aumento de especialistas em todas as áreas tecnológicas.
            Pessoal acorde, não é hora de ficar com preguiça, avante pois o mercado de trabalho esta a sua espera. O mundo não para esta em constante movimento, nada é estático, a cada momento estão inventando coisas  novas ou aprimorando o que já se tornou obsoleto.
             Achei no programa do Faustão no quadro das invenções interessantes a maca improvisada do motoqueiro e a cadeira de rodas que sobe escadas,  já houve um avanço na tecnologia. Agora não desmerecendo quem inventou a maquina de gelar latinhas, mas isso é fácil, se não tem o aparelho de gelar latinha pegue um isopor coloque gelo para gelar a tal. Na minha opinião a cadeira de rodas e a maca improvisada tem muito mais utilidade, e tenho certeza que novas invenções irão surgir pois o brasileiro é muito inteligente e versátil.

Regina Régia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário