quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Medicina

“Cada coisa é humana e cada coisa é divina. Assim existe coisa que se chama verdade moderna ou erro moderno, ignorância ou sabedoria antiga. Só há uma verdade; imutável no correr das idades, uma verdade que está na base de toda medicina, que é tão humana que parece divina.”
Na Medicina como no Direito, a obra humana, começada há milhares de anos, não está e nem estará nunca concluída.toda evolução implica em mudança. O processo induz à formulação de novas bases comportamentais, indispensáveis ao exercício ético da Medicina e à preservação da Justiça e do Direito. Muito provavelmente, num futuro bem próximo, nossos legisladores já estarão adequados aos novos tempos, providenciando novas bases legais e normas éticas que contemplem as aquisições tecnológicas que sempre estão sendo disponibilizadas na Medicina.
Nada vale só pelo que é, mas pelo que significa ou surge, Hipocrates (460 – 377 a. c) é a referência. A Medicina ou qualquer de suas especialidades são infinitas e a parcela de conhecimentos disponíveis, relativamente, é ínfima. A Medicina como ciência, é recente. Usando métodos e instrumentos de outras ciências, a Medicina tem avançado com enorme rapidez nos últimos anos.
O número de trabalhos científicos na área medica tem crescido em proporção geométrica. Na busca de mecanismos íntimos de funcionamento do organismo humano, a ciência medica tem aumentado seu grau de previsibilidade em condições normais e patológicas, encontrando novos meios de preservação e tratamento de doenças.O medico necessita de constante atualização, para que possa prestar ao paciente o melhor atendimento possível, sem, contudo, poder garantir resultado já favorável.
A pressão da modernidade representada pela infinita tecnologia, que já trouxe fabulosos benefícios para todos nós, passou a atingir os trabalhadores gerando, muitas vezes, consequencias para sua saúde física e mental. Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas, que já identificam as doenças profissionais como consequencia de acidente de trabalho. Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho tornou-se multidisciplinar e, tem como objetivo a prevenção dos riscos profissionais.
A Sociedade Brasileira da História da Medicina (SBHM) tem o objetivo principal de estimular o estudo, a pesquisa e o ensino da História da Medicina, em todo território nacional. É inegável que a Medicina é uma das mais fascinantes e responsáveis atividades que o homem pode exercer. É por esta razão que a SBHM entende que deve propiciar ações que visem preservar e cultivar a memória da Medicina como forma de motivar todos os médicos e estudantes, a manterem a elevada dignidade da profissão e o seu inerente sentido humanístico.

Regina Régia


Nenhum comentário:

Postar um comentário