segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DIA DO BARROCO MINEIRO


Maior expoente da arte colonial no Brasil, sua obra está toda em Minas, nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Congonhas.

Um mito que foi apropriado de formas diferentes em diversos contextos da história brasileira. Uma referência não só de arte, mas também de linguagem e pensamento coloniais. Uma mercadoria disputada por colecionadores do patrimônio artístico nacional. Essas são algumas das muitas e possíveis definições de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, próximo do bicentenário de sua morte: Antônio Francisco da Costa Lisboa.
Maior expoente da arte colonial no Brasil, sua obra está toda em Minas, nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Congonhas.
Para embaralhar e ampliar as leituras em torno do mestre, muitos fatos de sua vida estão cercados de mistério. Antonio Francisco da Costa Lisboa, pode ter nascido em 1730 ou em 1738; ele provavelmente sofria de hanseníase ou, talvez, de outra doença; o artista teria criado centenas de obras ou talvez o número não seja tão grande assim.
Contudo, é certo que o genial criador dos 12 profetas de pedra-sabão em Congonhas (sua obra máxima de escultura) e da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto (sua obra máxima de arquitetura e ornamentação) morreu no dia 18 de novembro de 1814. E outra certeza ilumina a obra criada por ele: em 2014, 200 anos depois de sua morte, está ainda mais viva a admiração em torno de seus notáveis projetos arquitetônicos, estatuárias, relevos e talhas.


Nesta segunda-feira (18), é comemorado o Dia do Barroco Mineiro, instituído pela Lei 20.470, de 2012, uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A lei determina que 2014 será o Ano de Comemoração do Bicentenário de Antonio Francisco de Assis, e que, anualmente, em 18 de novembro, sejam realizadas no Estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao Barroco Mineiro, à obra de Antônio Francisco Lisboa e aos demais expoentes desse estilo.
Hoje, às 20 horas, no Plenário, será realizada uma Reunião Especial para celebrar o Dia do Barroco Mineiro, iniciando a semana comemorativa, que segue até o dia 22.
Durante a reunião, vai ser realizada a posse da comissão curadora, responsável pelas comemorações do bicentenário de sua morte. Também está programado o lançamento de um selo comemorativo do bicentenário dele, e da edição póstuma do último número da Revista Barroco.
Antonio Francisco da Costa Lisboa:Um mito que foi apropriado de formas diferentes em diversos contextos da história brasileira. Uma referência não só de arte, mas também de linguagem e pensamento coloniais. Uma mercadoria disputada por colecionadores do patrimônio artístico nacional. Essas são algumas das muitas e possíveis definições de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, próximo do bicentenário de sua morte: Antônio Francisco da Costa Lisboa, um grande artista, um gênio, que é até uma ofensa chamá-lo de Aleijadinho. Deveriam chamá-lo de o “Gênio da Arte Barroca da Linguagem e Pensamentos Coloniais”.
 Postado pela- Historiadora e Poetisa
Regina Régia


Fonte de pesquisa:www.a12.com/noticias/detalhes/minas-gerais-comemora-dia-barroco-mineiro- homenageia- Antonio- Francisco- Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário