segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cultura: Do Mato Grosso Música e Dança


 
Devido às tradições Mato-grossenses, o Cururu, o Siriri e a Dança de São Gonçalo são um das manifestações culturais mais presentes nas festas tradicionais de Barra do Bugres.

Cururu: Numa roda de violeiros, com suas violas de cocho, o mestre cururueiro, que é o chefe da “cantoria”, entra na roda, faz a saudação, que deve obedecer a uma ordem: saudação ao santo festejado, ao dono da casa e festeiros. Depois, sempre em versos improvisados, pede licença para fazer parte da cantoria ou função, sempre com humildade e enaltecendo os demais companheiros.
O cantador de cururu canta a natureza, os pássaros, sem esquecer a moreninha.
Instrumentos utilizados: Viola de cocho, instrumento rústico, feito artesanalmente. A escavação da madeira deve ser leve e resistente. O Ganzá


Siriri: Uma dança cujas origens remontam aos primeiros séculos da colonização do Brasil. Caracteriza-se por um ritmo bem marcado e acompanhado de música com versos simples, geralmente voltado para a natureza, a cultura regional e a religião.
Há variedades na execução de um bom Siriri. Os músicos podem permanecer parados, comandando a dança com os seus instrumentos ou podem também integrar o grupo que dança. O importante é que os músicos devem dançar primeiro os versos, que são então repetidos pelo grupo de dançadores.

Dança de São Gonçalo: Em pé, homens, mulheres, jovens e idosos, um ou mais instrumentos de cordas acompanhados por instrumentos de percussão para identificação do ritmo, forma-se uma roda de São Gonçalo.
Normalmente se encontram s vizinhos em uma da casa anfitriã. Reúnem-se em prol da devoção à São Gonçalo. O dono-da-casa prepara o altar – seu oratório, típico das casas sertanejas. Prepara um guaraná e até a tradicional aguardente.
Todos se reúnem em roda, cantando e batendo palmas animadamente o São Gonçalo segue muitas horas.

CTM – Centro de Tradições Mato-Grossense
O Centro de Tradições Mato-grossense (CTM), iniciado em 1991 e oficializado em 1994 com a aprovação do seu estatuto, tem como principais objetivos, preservação e organização da Tradicional Festa de Santa Cruz, que mantém as comemorações festivas tradicionais de folclore da Viola de Cocho, Mastro, Cururu, Siriri e dança do São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário