terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os pássaros da cidade...








Os pássaros estão invadindo as cidades, porque estamos cada vez mais avançando em seu espaço de habitar-te natural, com o desmatamento e a rapidez crescente das cidades.
Na minha cidade tinha muitas pombas que invadiram a cidade, os jardins e praças. As casas tinham que serem forradas para que os pombos não fizessem ninhos. Isso começou tornar-se um problema muito grande para a população de mina cidade. O mais estranho que achei é que em curto prazo as pombas sumiram da cidade como um passo de mágica. Fico pensando como elas sumiram tão rápido. Isto para mim é um mistério.
Agora no inicio do ano começou a aparecer os periquitos e as ararinhas, voam por toda parte, nas ruas, praças e muitas vezes ficam encima das casas, ou nos fios da rede elétrica.

A beleza das aves nas ruas e praças é constante, mas acho isso estranho, porque lugares de pássaros são nas florestas, mas como podem ficar. La se elas estão acabando, devido o desmatamento para o plantio da agricultura. Às vezes quando tem as queimadas, quanta destruição de ninho de pássaros, seus ovos e filhotes.
É lindo todas as manhãs e a tarde a revoada de pássaros no céu, muitos voltam para as matas que ainda restam e , a maior parte fica nas arvores da cidade.
A mudança esta se dando nos biomas, pelas plantações de cana de açúcar e o aumento de usinas de álcool e açúcar.

O progresso é bom, mas ele trás muitas transformações, para a nossa vida do dia a dia. Hoje é proibido pássaros nas gaiolas, só pode ter pássaros que foram nascidos, nos criadores , autorizados pelo IBAMA.  Mas existe muito contrabando de pássaros clandestino. Isso é uma perda muita gente pelas espécies de pássaros, e muitos estão em extinção, como outros já se extinguiram e vemos só em livros de estudioso de pássaros, verdadeiros biólogos cientistas que estudam seus habitar te natural.
 Demoram anos para catalogar e estudar uma espécie de pássaros. Nesta região do interior de São Paulo, quase a beira do Rio Tiete, quando havia mata a sua volta tinha muitas espécies de pássaros, é hoje vemos muitos pássaros na cidade, com fogo apago, bem-te-vi, João de barro, rolinhas, pardais, e muitas outras espécies. Mas apesar de tudo isso ainda é gratificante ao amanhecer ouvir o canto dos pássaros., que se repete também ao entardecer.

Regina Régia


Nenhum comentário:

Postar um comentário