sábado, 2 de março de 2013

As Mulheres









Dedico essa homenagem  Branca Carvalho e Silva
 Dona Branquinha



A mulher na atualidade é guerreira, independente do homem, diferente da mulher de antigamente. A mulher não podia trabalhar fora de casa, a sua tarefa era cuidar da casa, dos filhos, era submissa ao marido, sendo ele que dava a ultima palavra,e, dada a ordem  esta prevalecia. As vezes a mulher não podia  nem sair de casa, algumas eram verdadeiras prisioneiras e, escravas do trabalho domestico.
A maioria das mulheres eram analfabetas, pois tiravam-lhes o direito de estudar, mas o tempo foi passando e a mulher começou a enxergar o seu valor. Elas criaram coragem  e, com determinação, foram conquistando devagar seus espaços e seus direitos. O homem muito machista, denegria  a capacidade da mulher. Mas felizmente isso mudou, o mundo foi evoluindo e a mulher conquistando o seu  lugar na sociedade como cidadã.
O seu espaço conquistado foi se expandindo e, tornando-se cada vez mais independente e, dona de si. Ela é tão capaz ou talvez  até mais, que o homem, porque a mulher é mais observadora e,  desempenhando  seu papel, como profissional, porque ela é mais atenta. Além de serem  profissionais, muitas delas são mães. E esse papel principalmente acarretam sobrecarga de trabalho, em casa e no trabalho profissional.
A mulher encanta e cativa com suas ações, sabendo se envolver no mundo, onde vive e, em todas as profissões que eram só privativas de homens, atualmente são exercidas por mulheres, Delegada, Investigadora, Escrivã, Perita Criminal, de Policia, e do Judiciário, da Marinha, Exercito, Aeronáutica, Bombeiros. Outras profissões também como Caminhoneiras,Taxistas, Pedreiras, Mecânicas em fim, inúmeras outras profissões.
A mulher conquistou muitos espaços profissionais, mas é necessário, ainda lembrar os inúmeros atos de violências praticados contra elas, violência sexual, deixando sequelas físicas e psicológicas, fazendo das mulheres vitimas de todo os tipos de violência.
Vemos as estatísticas no Brasil, com fatos reais, muitas vezes em razão da omissão da própria vitima, que por medo ou dependência financeira, aguentam as agressões físicas e, preferem ficarem caladas sem fazerem  denuncias. Tais fatos tem que deixarem de acontecerem, porque a mulher, precisa ser tratada com respeito e dignidade.


Regina Mercia Sene soares

Imagem tirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário